Páginas

domingo, 17 de junho de 2012

1001 DIAS QUE ABALARAM O MUNDO - A aniquilação dos dinossauros

Vídeo do YouTube Completo



Depois de dominar a Terra por mais de 100 milhões de anos, os dinossauros morreram subitamente 65 milhões de anos atrás. Igual destino tiveram os amonites, a maioria dos répteis marinhos, certas espécies de plâncton e marsupiais. Porém, mamíferos pequenos e primitivos sobreviveram, assim como aves, insetos, lagartos e anfíbios. Em algumas partes do mundo, a maioria das plantas também foi extinta.
O que terá acontecido? As teorias mais prováveis sugerem um ou vários impactos importantes de asteróides que poderiam ter derretido a crosta terrestre, causando graves perturbações atmosféricas e gerando imensos tsunamis e incêndios, seguidos por uma queda drástica do nível do mar. Um dos locais associados a esse fenômeno fica próximo à costa do Yucatán, alvo do impacto de um asteróide de 10 quilômetros de diâmetro.
No entanto, não está claro porque alguns grupos de animais foram aniquilados enquanto outros sobreviveram. Animais menores e capazes de se esconder debaixo da terra foram menos afetados do que os grandes habitantes da superfície, e as espécies que nadavam livremente sofreram mais do que as criaturas que se alimentavam no fundo do mar. Mas a sobrevivência das aves sugere que as perturbações atmosféricas podem ter sido bastante breves.

Do livro 1001 dias que abalaram o mundo - Página 23



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...