Páginas

segunda-feira, 18 de junho de 2012

1001 DIAS QUE ABALARAM O MUNDO - Bispo de Armagh identifica a data da criação do mundo - 4.004 a.C. - 22 de outubro


"No princípio Deus criou o céu e a terra." As primeiras palavras do Livro de Gênesis marcaram o início da história para milhões de cristãos e judeus por muitos milênios - mas quando foi esse início?Antes do século XVIII, quando pesquisas geológicas começaram a sugerir que a Terra tinha muitos milhões de anos de idade, a melhor informação que as pessoas tinham a seu dispor eram as muitas gerações mencionadas na própria Bíblia. Usando essas gerações e a duração da vida de alguns patriarcas (muitas vezes extraordinariamente extensa), cruzando-as com os ciclos astronômicos e com o que se conhecia da história médio-oriental e egípcia, James Ussher, bispo da cidade irlandesa de Armagh, calculou em 1658 que "o início" ocorreu no cair da noite de sábado, 22 de outubro, cerca de 4.004 anos antes do nascimento de Jesus.
Ussher supôs que, quando a noite e o dia foram criados, deviam ter duração equivalente, o que apontava para uma data próxima ao equinócio. Supôs também que para que Adão e Eva tivessem o que comer teria de ser época da colheita no Jardim do Éden. A data escolhida por Ussher foi incluída na margem de muitas Bíblias impressas do início do século XVIII até meados do século XX, tornando-se famosa.
Ussher não foi o único estudioso de sua época a fazer um cálculo assim,. Algunsanos antes, o vice-reitor honorário de Cambridge, John Lightfoot, havia calculado que o céu e a terra tinham sido criados em setembro de 3.929 a.C. Antes dele, outros estudiosos. como Beda, o Venerável, Martinho Lutero e Johannes Kepler, já haviam feito cálculos complicados para chegar a conclusões parecidas, mas nenhum deles obteve a mesma aceitação universal da data de criação de Ussher.

Vídeo retirado do You.Tube
Do livro 1001 dias que abalaram o mundo - Página 24

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...