Páginas

terça-feira, 19 de junho de 2012

1001 DIAS QUE ABALARAM O MUNDO - 2.575 a.C. - A Grande Pirâmide de Gizé é concluída


A Pirâmide de Quéops é a única das Sete Maravilhas do Mundo Antigo que sobrevive até hoje. Construída em 2.575 a.C. , ela obriga o túmulo de Quéops, faraó que reinou durante 23 anos sobre o Alto e o Baixo Egito. Poucos registros de seu reinado chegaram até nós, mas algumas inscrições sugerem que ele travou combates tanto ao sul, na Núbia, quanto ao norte, em Canaã. Apesar da escassez de informações, sua reputação resistiu aos passar do milênios. Quéops é lembrado como um rei cruel, determinado a alcançar dois importantes objetivos: assegurar a sobrevivência de sua dinastia depois do filho Quéfren e garantir a própria imortalidade por meio da construção da Grande Pirâmide de Gizé, maior monumento do mundo antigo. O historiador grego Heródoto alegava que Quéops havia forçado a filha a se prostituir de modo a angariar fundos para sua pirâmide.
Os problemas logísticos criados por tão imensa construção - de 146m de altura e formada por cerca de 2,3 milhões de blocos de pedra -, em um tempo relativamente curto, eram espantosos. No entanto, foram claramente superados. O projeto simples da construção, incomum no Egito por não ser coberta de inscrições ou preces, vem fascinando os observadores há muitos milênios. Recentemente, a exploração dos estreitos corredores da estrutura usando câmeras acopladas a robôs sugeriu que a pirâmide foi construída em alinhamento com a constelação de Órion, para permitir que a alma do rei viajasse até as estrelas.
Ao lado da pirâmide havia um barco fúnebre de 43m de comprimento, no qual o rei foi levado para o lugar de seu descanso final, e tumbas menores para os membros de sua família - algo inédito na época.

Do livro 1001 dias que abalaram o mundo - Página 24

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...