Páginas

sábado, 21 de julho de 2012

1001 DIAS QUE ABALARAM A TERRA - 1.620 a.C. - Uma explosão vulcânica atinge Thera


A erupção vulcânica na pequena ilha de Thera, ou Santorini, no mar Egeu, não tem registro em nenhuma literatura conhecida, e os cientistas ainda debatem se ela de fato ocorreu (em algum momento entre 1.650 e 1.550 a.C., sendo 1.620 ou pouco depois a data mais comumente estimada), mas suas ondas de choque foram sentidas por todo o Mediterrâneo Oriental. A provável segunda maior erupção vulcânica da história humana - soltou quatro vezes mais fumaça e cinzas na atmosfera do que o Krakatoa em 1883 e cobriu o solo marinho com uma camada de até 80m de pedra-pomes por um raio de muitos quilômetros - aparentemente provocou um imenso tsunami responsável por uma destruição de proporções catastróficas na civilização minoana, ao norte de Creta, que jamais se recuperou. A explosão também, abriu na própria Thera uma enorme depressão vulcânica, e enterrou a cidade de Akrotiri.
Registros egípcios não sugerem que o acontecimento tenha tido impacto significativo no vale do Nilo. Embora alguns estudiosos tenham argumentado que as pragas bíblicas que assolaram o Egito pudessem estar relacionadas com as consequências da explosão, a maioria considera que o exôdo dos judeus do Egito ocorreu muitos séculos depois. Existem, no entanto, sugestões de que condições climáticas pouco habituais ocorridas na China na época possam estar relacionadas `explosão. Alguns estudiosos chegaram até a relacionar Thera com o desaparecimento da lendária ilha de Atlântida.
A partir de 1967, escavações em Akrotiri revelaram afrescos notáveis, indicando vínculos comerciais e culturais com o Egito, Creta e o Levante. Não foram encontrados vestígios humanos, o que sugere que os habitantes tiveram tempo suficiente para fugir, ao contrário dos de Pompéia.

Retirados do livro 1001 dias que abalaram o mundo - Página 28


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...